Homem sentindo dor, sendo ajudado por um colega após ter se acidentado durante o trabalho

Comunicação de acidente de trabalho: Quando fazer a CAT?

Todas as vezes que um trabalhador sofre um acidente de trabalho esse acidente deve ser informado ao INSS.

A informação sobre o acidente é feita através da CAT. Todos os detalhes e regras sobre esse documento tão importante você confere nesse texto escrito pelo advogado Wilker Gustavo, especialista em acidente de trabalho.

O que é CAT?

CAT significa Comunicado de Acidente De Trabalho. Todas as vezes em que um trabalhador sofre um acidente de trabalho a empresa ou empregador doméstico fica obrigado a informar o acidente para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.

Assim, CAT é um formulário com informações sobre o acidente e o trabalhador que deve ser preenchido pela empresa ou empregador doméstico e enviado para o INSS.

Qual a importância da CAT?

A CAT é fundamental para que o INSS fique ciente do acidente de trabalho. Com registro do acidente do trabalho feito corretamente o INSS pode conceder o benefício correto.

A CAT também ajuda o governo a desenvolver políticas de prevenção contra o acidente de trabalho, pois tem dados importantes sobre os acidentes do trabalho que acontecem no Brasil.

Importância da CAT para o trabalhador

  • Valor da aposentadoria por invalidez melhor. Isso porque o cálculo do valor da aposentadoria por incapacidade permanente é melhor em casos de acidente de trabalho.
  • Concessão de auxílio-acidente em casos de doença do trabalho. O auxílio-acidente também deve ser pago nos casos em que uma doença do trabalho causa redução da capacidade do trabalho de forma permanente. Se a empresa reconhece a doença do trabalho através da CAT isso facilita o recebimento do benefício.

Importância da CAT para empresa ou empregador doméstico

  • Não ser multada pela Receita Federal.
  • Ter o valor da alíquota FAP (fator acidentário prevenção) calculado corretamente.

Conheça os três tipos de CAT

Existem três tipos de CAT:

CAT inicial:

Deve ser emitida quando ocorre acidente de trabalho típico, acidente de trajeto, doenças profissionais ou do trabalho ou óbito imediato em razão do acidente de trabalho.

CAT de reabertura:

Deve ser feita quando acontece afastamento do trabalhador por motivo de agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou doença do trabalho.

CAT de comunicação de óbito:

Deve ser feita quando acontece a morte do trabalhador por causa do acidente do trabalho ou doença do trabalho. Essa CAT é feita após o registro da CAT inicial.

Em quais casos deve ser feita a CAT?

Quando acontece um acidente na empresa pode surgir a dúvida: a empresa deve fazer a CAT? Veja quais casos de ver feita a CAT:

Acidentes de trabalho ou doença ocupacional

Sempre que acontecer um acidente de trabalho ou uma doença do trabalho ou profissional que cause perda ou redução – temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho deve ser feito a CAT.

Assim, se o trabalhador precisar ficar afastado por um dia já é caso de fazer a CAT.

Caso o acidente de trabalho ou doença profissional cause a morte do trabalhador, também deverá ser feito a CAT.

Acidentes leves e sem afastamento

Nós entendemos que quando um acidente ou doença não gera redução ou perda da capacidade do trabalho a empresa ou empregador doméstico não está obrigada a emitir a CAT, em interpretação ao artigo 19 da Lei 8.213/91.

Quando deve ser feito o CAT?

A empresa onde o empregado acidentado trabalha é obrigada a informar o acidente até o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.

Posso abrir CAT fora do prazo?

Não. A CAT deve ser feita no prazo até o próximo dia útil seguinte ao acidente ou em caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.

Entretanto, a Instrução Normativa do INSS diz que se a CAT for entregue fora do prazo estabelecido, mas anteriormente ao início de qualquer procedimento administrativo ou de medida de fiscalização, a empresa não será multada.

Quem pode registar a CAT?

A empresa é a responsável por emitir a CAT. Porém, caso a empresa ou empregador doméstico não cumpra a obrigação de emitir a CAT poderão promover a comunicação do acidente de trabalho as seguintes pessoas ou entidades:

  • O próprio trabalhador acidentado
  • Seus dependentes (pai, mãe, filhos…)
  • Entidade Sindical competente
  • Médico que realizou o atendimento
  • Qualquer autoridade pública

Caso uma dessas pessoas ou entidades façam a CAT, isso não exclui a responsabilidade da empresa e a penalização com multa, como veremos a seguir.

E se a empresa não registrar a CAT?

Para o trabalhador não ficar prejudicado pela omissão da empresa ou empregador doméstico, a Lei permite que outras pessoas ou entidades possam fazer a comunicação do acidente de trabalho ao INSS, como informado no tópico acima.

Ainda, a perícia do INSS pode reconhecer o acidente de trabalho ou doença ocupacional.

Multa para empresa caso não faça a CAT

A multa caso a empresa não faça a CAT pode variar entre R$ 1.045,00 até R$ 6.101,06. O valor da multa pode aumentar em casos de reincidência. Hoje a competência para aplicar a multa é da Secretaria da Receita Federal.

Como registrar a CAT?

Preencher o Formulário

Para emitir a CAT é preciso ter no mínimo as seguintes informações para preencher o formulário corretamente: 

  • Informações do empregador (Razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, Endereço, CEP e Telefone);
  • Informações do empregado acidentado (dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área);
  • Dados sobre o acidente;
  • Dados sobre ocorrência policial, se houver;
  • Dados sobre o atendimento emergencial e médico recebido;
  • Dados médicos referente ao acidente.

Entrega do formulário através do site do INSS

A CAT pode ser registrada no site do INSS.

Em uma agência do INSS

Ou a CAT pode ser entregue diretamente em uma agência do INSS. Porém recomendamos que a CAT seja feita pelo site do INSS, por ser mais seguro e eficiente.

Dúvidas sobre acidente de trabalho? Confira esse texto feito só sobre esse assunto: Acidente de trabalho: o que é e quais os direitos?

Conclusão

Esse foi um texto explicativo sobre a CAT. Essas informações podem ajudar uma pessoa que sofreu acidente de trabalho ou está sofrendo com alguma doença do trabalho.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Outros Artigos Sobre Previdência

Ícone de consentimento de cookies para o site

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.
Presumiremos que você aceita esta política, desde que esteja usando este site