Mais de dois milhões de brasileiros vivem fora do Brasil. Muitas pessoas fora do país precisam resolver problemas administrativos ou judiciais e precisam contratar advogados aqui no Brasil.
Antes de existir os advogados digitais isso era um grande problema. Agora, com a nova forma de trabalho dos advogados, isso deixou de ser um problema.
Ainda existem desafios para prestação de serviços para brasileiros que vivem fora do Brasil, mas com o avanço da tecnologia as barreiras impostas pela distância estão sendo rompidas.
Advogado online ou digital: uma realidade
Desde 2017 já temos escritórios de advocacia 100% online, sem atendimentos presenciais. No ano de 2020 o número de advogados e escritórios que atendem dessa maneira aumentou significativamente em razão da pandemia.
O isolamento social forçou os advogados a migrarem para o atendimento digital e ao que tudo indica não haverá reversão do formato do atendimento.
Para quem está tão longe, como os brasileiros que vivem no exterior, essa modalidade de atendimento é uma mão na roda!
Como é feito o atendimento online?
O atendimento é feito por ligação ou vídeo chamada. Com a popularização do aplicativo whatsapp, a comunicação cliente advogado se tornou muito fácil.
O nosso escritório, por exemplo, começou a receber visitas no site de usuários de outros países e logo passou a receber demandas de brasileiros que vivem no exterior e precisam de advogados aqui no Brasil.
A primeira cliente do nosso escritório que vive fora do Brasil é da Inglaterra, Reino Unido.
Por se tratar de brasileiro, a comunicação é muito tranquila, já que pode ser feita em nossa língua materna.
E a documentação, como enviar?
Hoje quase todos os estados do Brasil contam com processos judiciais eletrônicos, 100% sem papel.
Dessa forma, os documentos podem ser digitalizados e enviados por e-mail para o advogado. A procuração e contrato também são assinados e enviados por e-mail.
E se precisar de audiência?
A pandemia forçou o poder judiciário a usar a tecnologia para realizar as audiências no formato virtual.
Antes da pandemia o poder judiciário era resistente a esse formato, até porque não tinha equipamentos e treinamento para realizar vídeos conferências com frequência.
Hoje quase todos os juízes adotam as audiências virtuais e a expectativa é que esse formato permaneça.
O advogado também ganha com atendimento online
Os benefícios do atendimento online não ficam apenas para os brasileiros que moram fora do país. Para os advogados que vivem aqui no Brasil, o atendimento de pessoas de fora do país se tornou um mercado a ser explorado.
Conclusão
Estamos vivendo uma nova realidade na prestação de serviços jurídicos. Escritórios virtuais e processos 100% digitais estão presentes em todos os estados do Brasil.
Para os brasileiros que vivem fora do país é uma grande saída para resolver problemas administrativos ou jurídicos sem ter que vir ao Brasil para isso.
Atendimento, envio de documentos e até realização de audiências pela internet são atividades que podem ser 100% digitais, tornando irrelevante a distância entre as pessoas.